Banner-Site-fw-fw

Hollow Knight: Voidheart Edition


Seja bem vindo a Hollownest!



Olár!

Hoje trouxe para vocês um jogo que é (um pouco) antigo, mas que me prendeu tanto que hoje é um dos se não o mais favorito!

Bom, antes de começar, vamos colocar os dados técnicos para que todos tenham as informações bem bonitinhas:

DADOS TÉCNICOS

  • Título Original: Hollow Knight
  • Data de Lançamento: 24 de fevereiro de 2017
  • Gênero: Metroidvania
  • Desenvolvedora: Team Cherry
  • Plataformas: Nintendo Switch, Microsoft Windows, macOS, Linux, Xbox One, PlayStation 4
Você, assim como eu, deve ter percebido que o mercado de jogos indies ficou saturado de uma maneira absurda. Era, até pouco tempo atrás, considerado que sua empresa somente era uma empresa de jogos, se tivesse criado um jogo indie. Mas dentro desse mercado saturadíssimo de jogos 8bit e metroidvanias, surge um pequeno cavaleiro, sem proposito, sem rumo, somente andando e enfrentando os desafios no decorrer de sua aventura. E é assim que começa Hollow Knight um jogo que parece simples e pequeno a primeira vista, mas que ao decorrer você percebe a pressão, a angustia que o jogo tem.

História

A história de Hollow Knight é bem densa de entender, e como em alguns jogos, ela também não é explicada de maneira narrativa, são pedaços aqui e ali que você precisa montar para chegar numa conclusão parcial, a história é tão bem construída e separada em fragmentos que existem diversos vídeos no Youtube com teorias, nuances e explicações. Por que por mais que você consiga entender o "core" da história, muita coisa ainda fica em aberto, deixando total margem para teorias!

Para não estragar sua experiência com o jogo, não vou dar muitos detalhes sobre a história de Hollownest mas vou dar uma pincelada, em quem você controla e o que você faz.

Nós começamos o jogo chegando em Hollownest, um reino de insetos afetado por uma infecção que ninguém sabe de onde veio e o que é, nosso personagem, chamado de Cavaleiro ou Knight, é uma sombra que está a procura de entender o porquê dele estar ali, e qual seu propósito.
Fonte: Hollow Wiki

Como tudo no jogo possui uma temática de "insetos" as espadas do jogo são chamadas de ferrões e quase tudo dentro do jogo tem sua referencia a biologia de insetos.

Em controle do Knight, nos aventuramos descendo cada vez mais no reino de Hollownest!

Daqui pra frente teremos leves spoilers de mapas e chefes! Nada que comprometa a história do jogo, mas esteja avisado.

Arte e Som

Fonte: Wallpapers 3D
Artes de jogos indies em geral, são sempre únicas e muito bem feitas, entretanto, Hollow Knight dá uma nova roupagem ao que chamamos de único. Apesar dos traços simplificados e limpos, temos uma experiencia extraordinária e um charme diferenciado ao quesito design gráfico, cada detalhe na tela, tem seu propósito, seja o fundo estático ou as plantas, globos de luz e chão que são totalmente interativos.

Mas você deve estar se perguntando: Por que Hollow Knight tem uma arte tão escura e melancólica? Bom, isso se deve ao ar da história do jogo que é para deixar você em um ambiente mais triste, um ambiente hostil e que foi infestado e dizimado por uma infecção.


Fonte: Edição de Colecionador

Outra destaque gigante em Hollow Knight é seu mapa único, que deixa o jogador construir seu próprio caminho, e a medida que vai ganhando poderes descobrir e traçar novas rotas e desbloquear novas passagens. Na minha primeira jogatina, eu parecia um maluco, batendo em cada parede do jogo: Em cima, dos lados, em baixo. QUALQUER lugar eu tava acertando com meu lindo ferrão. 

Cada NPC é muito bem colocado no mapa, e visões como a Praça da Cidade das Lágrimas e o Lago de Unn são de tirar o folego! 


Mas e as trilhas sonoras? bom, aí a gente entra em um campo mais delicado. Muito adoram a trilha sonora, outros já acham ela simples demais, eu, por exemplo, sou apaixonado por toda a soundtrack do jogo, desde os mapas iniciais até os mais elaborados, acredito que encaixam muito bem com o ambiente e com o clima de pressão do jogo, mas não deixo de dar o braço a torcer que alguns mapas, como Greenpath (Caminho Verde), possuem uma trilha sonora mais simples que podem tirar a ambientação que foi construída de outros mapas e lutas.

Já a trilha sonora de lutas de chefe não existe discordância, todas nos deixam tensos e 'hypado' para vencer e ouvir a tão sonhada música de vitória.

Em suma, a Team Cherry acertou, e acertou em cheio com o design de arte de todo o jogo, já a trilha sonora é totalmente baseada na experiencia que você teve, se a sountrack te retirou da ambientação criada, você terá uma experiência negativa com ela mas, se não afetou suficiente, você continuará se sentindo imersivo e as vezes até se emocionar de tão bem feitas as áreas do jogo são.

Jogabilidade

Hollow Knight usa e abusa de mecânicas hack n'Slash, tendo seu estilo de jogo rápido e absolutamente frenético. possuindo características de um RPG, Hollow Knight traz um gameplay, divertido e evolutivo, com o decorrer do jogo você vai ganhando novos itens ou poderes para enfrentar chefes de maneiras cada vez mais loucas e criativas.

Aqui um vídeo de um amigo meu, fazendo uma boss fight sem tomar um sequer dano!! (e esse boss é infernal!!!!) Lembrando, Spoiler de alguns poderes e habilidades, se você não quiser ver, não dê play!!



Ah! e lembra que eu falei sobre o mapa ali em cima? Uma mecânica MUITO legal é que você compra o mapa da área com um cartógrafo, entretanto, o mapa nunca vem completo, você tem que ir explorando e complementando o resto do mapa, e o mais legal: Você só atualiza o mapa quando "descansa" em um dos bancos que também são usados para recuperar energias e salvar o jogo. Esses bancos estão todos espalhados por Hollownest para que nosso Knight tenha seu devido descanso depois de enfrentar aquela Boss Fight impossível!


Fonte: Youtube

Mas Roberto, esse mapa parece gigante, vou ter que ficar andando para lá e para cá o tempo todo? Então, meu caro amigo leitor, o pessoal do Team Cherry deve ter pensado nisso também e adicionou um sistema de viagem rápida, existem túneis criados por besouros antigos, e nestes túneis existe o último besouro vivo! E como ele possui um código de honra de sempre levar todos aonde querem ir, não importando o quão velho ele esteja, ele nos auxilia nessa nossa jornada.

Fonte: Youtube

Uma coisa que se destaca na gameplay de luta em Hollow Knight é sua "arvore de talento", um sistema de amuletos para equipar e utilizar de acordo com a estratégia da luta, ou criar aquela 'build' que você ama usar para tudo.

Fonte: Youtube

Com as DLCs (que são gratuitas) são 40 amuletos para utilizar e deixar sua mente criar as mais diversas maneiras de passar daquele chefe que você tá sofrendo! 

E para já deixar vocês com uma curiosidade bacana sobre o jogo, olha o nosso "Você Sabia?" dessa crítica.

DLC's 

Hollow Knight possui 4 Conteúdos Adicionais lançados, denominados por alguns DLCs, todos esses conteúdos são gratuitos e já são adicionados diretamente ao jogo quando você o compra ou baixa pirata (mas vamos lá né pessoal? o jogo custa menos de 20 reais quando tá em promoção! vamos ajudar a indústria). Abaixo vou detalhar o que foi adicionado a cada conteúdo, lembrando que vou evitar dizer nomes de chefes e ou áreas para não estragar a experiencia do pessoal!

Os conteúdos em ordem de lançamento foram:

Fonte: Hollow Wiki

Hidden Dreams:

Data de Lançamento: 03 de agosto de 2017 
Conteúdo adicionado: Uma nova estação de Besouro utilizada para viagem rápida, 2 novos chefes, 3 novos tipos de inimigos no mapa, 1 habilidade e uma nova área.








Fonte: Hollow Wiki

The Grimm TroupE:

Data de Lançamento: 26 de outubro de 2017 
Conteúdo adicionado: Uma nova storyline, 2 novos chefes, 3 novos inimigos para dentro da storyline, 5 novos NPCs, 8 novos amuletos sendo 3 modificados que já existiam e 1 nova área.









Fonte: Hollow Wiki

LifeBlood:

Data de Lançamento: 20 de abril de 2018
Conteúdo adicionado: 1 chefe, marcadores de mapa e a capa de vida "azul" que convenientemente é chamada de Lifeblood.











Fonte: Hollow Wiki


Godmaster:

Data de Lançamento: 23 de agosto de 2018
Conteúdo adicionado: 8 novos chefes, 2 novos inimigos, 2 novos NPCs, 4 novas áreas, 8 novas mecânicas de jogo e 3 novos ítens.

Pessoal, essa DLC Godmaster foi a que mais teve conteúdo adicionado, entretanto é a que mais tem spoilers, então peço desculpas por não poder detalhar tanto.






Todas as informações de conteúdo adicional foram retiradas do Hollow Knight Wiki

Conclusão

Hollow Knight é um jogo completo, melhor que até alguns AAA de hoje em dia. Cheio de referencias, dificuldades e até dilemas pessoais. Alguns podem não gostar de uma arte em específica, ou de alguma trilha sonora, mas acredito que mesmo assim, o jogo é impecável e merece a nota máxima que vou dar.

Quem ainda não jogou, espero que essa crítica tenha te dado real vontade de jogar e para quem já jogou, espero que minha sinceras palavras tenham feito jús a experiencia maravilhosa que nós tivemos


Nota: 5/5


Você sabia?
  • Cada amuleto do jogo, se equipado com outro amuleto, podem ter interações diferentes!


  • Alguns amuletos se equipados tem até interações com chefes! (não coloquei o vídeo aqui por que repetia demais o vídeo de cima.)






Postar um comentário

0 Comentários