Banner-Site-fw-fw

Especial Rock In Rio: Goo Goo Dolls




Olá, Starters!

Tudo bem com vocês? Estão bebendo bastante água? É importante. 

Chegamos ao terceiro dia do Rock In Rio e dando continuidade as nossas postagens especiais sobre as bandas e cantores que passarão pelos palcos ao longo dos 7 dias em que o evento acontece, hoje, domingão, irão se apresentar Bon Jovi, Dave Matthews Band, Ivete Sango e Goo Goo Dolls, a banda escolhida para o nosso texto especial. Iremos analisar os álbuns, os singles e como de costume, compartilhar com vocês uma playlist especial com as melhores músicas pra você entrar no clima, decorar as letras e curtir muito o som de uma das melhores bandas que irão se apresentar esse ano. 

The Goo Goo Dolls é uma banda formada em 1986 com uma sonoridade muito particular. Mesclando estilos como pop, rock e rock alternativo, a banda já lançou 15 álbuns de estúdios, sendo o seu mais recente lançado esse mês chamado Miracle Pill. Em sua formação, temos ainda quase todos os membros originais e a banda e formada por Johnny Rzeznik (vocais e guitarras), Robby Takac (baixo e vocais), e Mike Malinin (bateria). Mike entrou na banda em 1998 após substituir George Tutuska.

Ao longo dos mais de 30 anos de carreira, a banda passou por um longo período até conseguir alcançar o estrelato e a fama mundial que conseguiram alcançar após o lançamento de seu quinto álbum de estúdio, A Boy Named Goo. Como citei acima, a banda possui 15 álbuns e o texto ficaria algo imenso e cansativo para ler, portanto, optei trazer pra vocês uma versão reduzida e apontar somente os álbuns que foram sucessos comerciais e os principais singles e hits da banda.

Estamos combinados? Partiu então conhecer The Goo Goo Dolls!


A Boy Named Goo


Lançamento: 14 de março de 1995
Gênero: Rock alternativo
Gravadora(s): Warner Bros, Metal Blade Records
Número de Faixas: 13
Cópias Vendidas: 2,000,000
Certificações: RIAA: 2x Platina






Lançado em 14 de Março de 1995, A Boy Named Goo foi lançado sob o selo da Warner Bros e foi o primeiro álbum da banda a alcançar notoriedade da mídia e do público graças ao single "Name", uma das músicas mais famosas da banda. Seus quatro álbun anteriores Goo Goo Dolls (1987), Jed (1989), Hold Me Up (1990) e Superstar Car Wash (1993) apresentavam um lado mais orgânico da banda e pouco produzido, não tendo conseguido implacar nenhum grande hit, apesar das canções como Messed Up (álbum Goo Goo Dolls), Love Dolls (Jed), There You Are (Álbum Hold Me Up) e Girl Right Next to Me (Superstar Car Wash) estarem sempre fazendo parte das setlists da banda e sendo músicas favoritas dos fãs. Como curiosidade, trago que a música There You Are, primeiro e único single de seu álbum de 1990 se tornou a primeira música da banda a receber um videoclipe. 

A Boy Named Goo vendeu algo em torno de 2 milhões de cópias e chegou a atingir a 27ª posição dos albuns mais vendidos em 1995, segundo a Billboard. O álbum, oficialmente contou com 5 singles: Only One, Flat Top, Name, Naked e Long Way Down lançados entre os anos de 95 e 96. O grante hit do projeto certamente se deu pela canção Name, alcançando o topo dos maiores charts de músicas e atingindo a 5ª posição do Hot 100, o maior termômetro da música internacional. A canção foi tão importante para a consolidação da banda no mercado alternativo que, em uma matéria publicada em 2012 a Billboard elegeu a ranqueou como a 24ª melhor canção dentre as lançadas entre 1992 e 2012. 

O sucesso do single também serviu para que a banda alcançasse oportunidades ainda maiores. Após alguns produtores terem escutado a canção, a banda foi convidada para participar da trilha sonora do filme Cidade dos Anjos. Não preciso dizer que a música Iris, tema do filme, se tornou o maior e mais conhecido hit da banda até os dias atuais. A música lançada em 1998 integrou o sexto álbum de estúdio da banda, sendo o álbum Dizzy Up the Girl o mais vendido até então.


Dizzy Up the Girl


Lançamento: 22 de setembro de 1998
Gênero: Alternative rock,pop rock, post-grunge
Gravadora(s): Warner Bross
Número de Faixas: 13
Cópias Vendidas: 4,000,000
Certificações: RIAA: 4x Platina







Pegando carona no sucesso do álbum anterior impulsionado pelo ótimo desempenho do single Name, a banda lança seu novo álbum Dizzy Up The Girl, liberado em 1998. O álbum vendeu mais de 4 milhões de cópias somente nos EUA e atingiu a 15ª posição na parada de álbuns da Billboard. O álbum é um grande marco para a banda, pois apresentou a primeira grande mudança em seu estilo musical, apresentando canções com uma pegada mais pop, o que agradou aos fãs da banda e contribuiu para a popularização e conhecimento por parte do grande público. Mesmo se distanciando das influências grunge e folke de seus cinco álbuns anteriores, esse se tornou o álbm mais famoso da carreira da banda e possui seus maiores sucessos, incluindo a canção Iris que, como citei, foi tema do filme Cidade dos Anjos, lançado em 1998. O álbum contou 5 singles que foram muito bem sucedidos, além de Iris: Slide, Dizzy, Black Balloon e Broadway. 

O álbum é o mais bem avaliado da banda segundo a crítica especializada e é tido pelos fãs como seu  melhor projeto. Dizzy Up The Girl possui várias certificações ao redor do mundo, como o certificado de Platina dupla no Canadá (algo em torno de 2 milhões de cópias vendidas). Iris é o maior hit da banda e foi a primeira canção a atingir o topo do Hot 100 da Billboard. A canção, apesar de ter sido escrita e produzida originalmente para ser somente parte da trilha sonora do filme, no entanto, integrou o álbum e foi o single de abertura para a divulgação do projeto. Estima-se que apenas a canção vendeu mais de 1 milhão de cópias, o que serviu ainda mais para ajudar na divulgação dos singles posteriores lançados: Slide, a segunda música de trabalho extraída do ábum também atingiu o topo da Hot 100 e apesar das outras canções não terem repetido o feito, apresentaram um ótimo desempenho. 

Retornando aquela lista feita pela Billboard que citei mais acima, Goo Goo Dolls é a única banda que possui três canções a fazerem parte das canções mais influentes entre os anos de 1992 e 2012. Além de Name, as canções Iris e Slide, primeiro e segundo singles do álbum, respectivamente, também ocupam boas posições na lista.  Não é pra qualquer um não! Com o sucesso comercial e crítico do álbum, a banda começa a embarcar em turnês de divulgação ao redor do mundo e após um hiato de 4 anos, a banda retorna aos estúdios para o lançamento de seu sétimo álbum, Gutterflower, lançado em 9 de abril. Apesar do espaço entre o lançamento dos álbuns, Gutterflower se tornou o 4º album mais vendido durante sua semana de estreia e implacou mais dois hits para a banda: Here Is Gone e Big Machine. Posteriomente, a canção Sympathy integrou a trilha sonora do filme A Nova Cinderela, lançado em 2004. Em 2006 a banda volta com o álbum Let The Love In que seguiu mantendo o número expressivo de vendas e contou com três singles: As canções Better Days, Stay With You e Let Love In. 

Nos anos seguinte, a banda lançou algumas compilações com suas melhores músicas até então e seguiram em turnês ao redor do mundo, lotando estádios e arenas, com diversos shows esgotados ao redor do mundo. Durante todo esse processo, a banda não lançou nenhum outro projeto de músicas inéditas até o início da outra década. De 2010 até 2019, a banda já lançou mais 4 álbuns: Something for the Rest of Us (lançado em 2010),  Magnetic (2013), Boxes (2016) You Shoud Be Happy lançado (2017) até seu mais recente álbum, Miracle Pill, lançado em setembro de 2019. Nesses álbuns, apesar da banda não ter implacado nenhum grande hit, canções como  Home, Notbroken, Rebel Beat, Come To Me e So Alive passaram a integrar os shows da banda e é bem provável que durante o show que a banda apresentará no Rock in Rio, iremos ouvir algumas dessas canções mais recentes. 

Miracle Pill


Lançamento: 13 de setembro de 2019
Gênero: Pop Rock
Gravadora(s): Warner Bros
Número de Faixas: 11
Cópias Vendidas: n/a
Certificações: RIAA: n/a






Como o projeto mais recente da banda foi lançado a apenas alguns dias, ainda não possui nenhuma informação concreta a respeito do número de vendas e certificações do álbum, no entanto, ele apresentou uma estreia baixa para os padrões na banda na listagem da Billboard, ocupando a 92º posição, a mais baixa desde o início do sucesso, lá no longínquo ano de 1995. O álbum continua trazendo a mesma sonoridade pop e rock do qual a banda se popularizou que segue agradando a crítica especializada. Até o momento, o projeto contra com 3 singles: Miracle Pill, Money, Fame & Fortune e Indestructible. A banda agora segue realizando a divulgação do álbum.

Pois bem! Agora que conhecemos um pouquinho sobre a banda, seus principais discos, número de vendas e os hits, chegou nossa vez de brincarmos. A seguir vocês podem ter acesso a nossa playlist Startes com todas as músicas que mais gostamos de uma das bandas mais relevantes dos últimos anos. É só dar play e curtir as canções antes do show.






Espero que tenham gostado do texto de hoje e continuem ligados a nossa cobertura do Rock In Rio. Ainda há muito o que comentar e inúmeras estrelas ainda passarão aqui pelo Startes. Não se esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que vai ao show hoje e deixar seu comentário com as melhores músicas do Goo Goo Dolls e também de nos acompanhar em todas as redes sociais, estamos sempre compartilhando muitas novidades e interagindo com vocês.


Nos vemos em breve!





Postar um comentário

0 Comentários