Banner-Site-fw-fw

O Auto da Maga Josefa | Resenha

Foto: Valeu, Gutenberg!


Olá, Starters!

Tudo bem com vocês?

Espero que sim!

Livros que você começa a ler de maneira despretensiosa e se transformam em ótimas leituras: MELHORES livros! Estou dizendo isso pois estava procurando um título um pouco diferente dos que normalmente leio, quando encontrei O Auto da Maga Josefa da autora Paola Siviero por um preço que me chamou muito minha atenção. Resolvi dar uma chance e eu simplesmente me apaixonei por essa história e os personagens. Fiquem preparados pois a partir de agora eu irei indicá-lo para todos, então é melhor já ler de uma vez.


Título Original: O Auto da Maga Josefa
Autores: Paola Siviero
Editora: Dame Blanche
Gênero: Ficção, Fantasia
Número de Páginas: 250 páginas
Sinopse: Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível...


Em O Auto da Maga Josefa, somos apresentados a Toninho, um jovem nordestino cuja profissão de família é caçar demônios, espíritos e qualquer outra criatura sobrenatural que aparecer no Nordeste. Ele aprendeu o excêntrico ofício com seus pais e junto com sua mula chamada gentilmente de Véia, os dois percorrem as áridas terras sertanejas livrando a população das figuras malignas. A mula possui um dom sobrenatural de "pressentir" o perigo e ela trabalha como a secretária de Toninho, levando o jovem até as cidades cuja presença do mal se manifesta. Em uma dessas cidades, eles se encontram com a a misteriosa Josefa, uma maga. Segundo a história, os magos são criaturas altamente ardilosas e conhecedores de magia negra, filhos do próprio Diabo com humanos. Apesar da ameaça eminente da Maga, Toninho se encanta por sua beleza e Josefa propõe ao caçador uma parceria: Agora juntos eles percorrem as cidades utilizando a sabedoria e poderes da maga para expulsarem as terríveis criaturas da cidade. A verdade é que maga Josefa esconde um segredo por trás dessa parceria e juntos irão passar por muitas situações inusitadas. 

A primeira coisa que me chamou atenção na leitura, foi a escolha do tema. O ramo da fantasia nacional ainda é bem tímida por aqui e poucos autores se exploram pelo gênero e acho que Paola conseguiu muito bem mesclar a fantasia com a realidade para criar uma narrativa engraçada, irônica, original e espetacular. O senso de humor do livro com certeza é o destaque e as situações que os três personagens passam são sensacionais. A autora soube explorar muito bem diversos mitos, lendas e criaturas folclóricas e realmente tem tudo: Vampiros, múmias, sereias, golens, demônios, fantasmas... Tudo muito bem pontuado com o tom certo de humor, o livro se torna uma verdadeira delícia de se ler e, caso você tenha umas horinhas livres no dia, você facilmente consegue lê-lo de uma única vez, não pelo fato de possuir apenas 250 páginas, mas a história é tão bem estruturada e interessante que se torna impossível de largar. A narrativa do livro é dividida em capítulos em que cada um deles, o trio enfrenta uma das criaturas malignas em situações um tanto quanto inusitadas e excêntricas.

Tem gente que não tem quase nada. Se a gente tira o quase, fica só o nada. 

Outra coisa que gostei muito enquanto fazia a leitura do livro é o regionalismo presente em toda a obra. Eu já li alguns livros ambientados no Nordeste em que eu simplesmente não conseguia reconhecer nenhuma característica da região e dos moradores das cidades em que as histórias eram passadas. Paola constrói muito bem sua história, com personagens bem demarcados e diálogos simplesmente sensacionais. Sua escrita é tão certeira que é impossível você não ler as conversas com o delicioso sotaque da região ecoando em sua mente. A autora traz o melhor da região e traz uma história em que mostra toda a força do nordestino, um povo que por tantos anos sofre de fome, de sede e, principalmente, com a ganância dos homens, mas ainda sim encontram forças para continuarem sendo alegres, bem humorados e confiantes de que as coisas irão dar certo. O sincretismo religioso nordestino é outra temática explorada por Paola e aqui nós temos personagens como Deus e Diabo participando efetivamente da narrativa como personagens muito carismásticos. Outras religiões, como as africanas e espíritas, por exemplo, também são abordadas na história em que todos conseguem viver pacificamente, independente da religião que você siga. A grande característica do livro é de utilizar seu humor ácido e sagaz para fazer críticas a diversas situações sendo o preconceito religioso uma das temáticas. Nesse ponto, o livro traz  uma ótima e poderosa mensagem de aceitação e tolerância, tudo sempre abordado com muito bom humor.

As religiões são mapas diferentes para se chegar ao mesmo lugar, mas cada um pode tomar o caminho que quiser para alcançar o céu. A verdade é que não é nem mesmo necessário seguir uma religião ou acreditar em qualquer coisa divina; todo aquele que pratica a bondade há de chegar lá.

Até o momento em que essa resenha foi publicada, O Auto da Maga Josefa só está disponível em versão digital, o que é uma pena, tendo em vista a preciosidade que é esse livro. Através dos mitos e lendas, Paola consegue construir uma fábula rica e divertida, exaltando a força e o bom humor do povo nordestino. O livro tem movimentado o mercado literário e se você possui o costume de acessar outros sites ou canais literários, você certamente já ouviu falar sobre esse livro. É uma história que merece todo o hype do qual está recebendo e que merece muito mais. É impossível não associá-lo com a obra imortal O Auto da Compadecida livro que deu origem ao icônico filme. Se você é fã das aventuras de João Grilo e Giló, certamente essa obra será uma super indicação para você. O ano ainda não acabou, mas tenham certeza que temos aqui um dos livros que certamente irão figurar as primeiras posições da minha lista final. Totalmente imperdível.


Nota: 5,0 / 5,0 



Postar um comentário

0 Comentários