Banner-Site-fw-fw

Especial Spooktober: 5 Livros da Darkside para o Halloween


Venha se assustar com histórias da Caveira.



Olá!

Nos preparamos o mês inteiro para esse momento e ele finalmente chegou: Dia 31 de outubro, Halloween, ou o famigerado Dia das Bruxas. Dedicamos o mês para uma série de postagens especiais sobre os melhores filmes e jogos de terror, além de visitarmos os locais mais mal assombrados aqui da nossa terrinha. Foram minas abandonas, casarões seculares e até mesmo cidades com inúmeras lendas, mitos e histórias interessantes. Para nossa última postagem para o especial Spooktuber, pensei em trazer uma lista com os livros mais assustadores que já li. Dentre fantasmas e aparições demoníacas uma editora em específico se destaca por trazer justamente muitos títulos do gênero; se você é um leitor (ou amigo de um), certamente já ouviu falar da Editora Darkside, a famosa Caveirinha. Eles se dedicam ao ofício macabro e estão sempre trazendo histórias assustadoras e sombrias, além de edições mega caprichadas e por isso resolvi trazer uma lista com o 5 livros da Darkside mais assustadores dos últimos tempos para comemorarmos o Halloween. 


Pois então preparem-se pois o trem fantasma Startes está saindo rumo ao mundo sobrenatural. 

Livro 1: Ed & Lorraine Warren - Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais

Foto: Entre Livros e Pergaminhos

Autor: Gerald Brittle
Número de Páginas: 272 páginas
Data de publicação: 6 de outubro de 2016
Sinopse: Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem?  a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas da obra para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. Principalmente para aqueles que não têm a pretensão de negar fenômenos que nem mesmo a ciência é capaz de explicar. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Eu me lembro que esse foi um dos primeiros livros da Caveirinha que eu comprei. Eu havia acabado de assistir Invocação do Mal e estava muito fascinado por saber mais sobre a vida dos Warren. Em uma mescla de biografia com seus arquivos sobrenaturais, vamos conhecendo melhor os personagens e os estranhos eventos que ocorreram em sua vida, como o terrível acidente que quase culmina em uma tragédia para a família. O livro é muito bem escrito e você se sente como se estivesse lendo um verdadeiro dossiê muito informativo sobre seus mais famosos e conhecidos casos, como o da casa de Amytiville e, obviamente, a boneca Annabelle. O casal também montou em sua casa um museu com todas essas relíquias amaldiçoadas, que incluem a Annabelle. O local é visitado por um padre uma vez por mês que realiza uma missa e benze todos os objetos e o livro apresenta as histórias por trás de alguns deles. É uma leitura muito imersiva e que tive alguns problemas pra dormir a noite, confesso. Imperdível para todos os fãs de terror.

Livro 2: Amityville

Foto: Bela Psicose

Autor: Jan Anson
Número de Páginas: 240 páginas
Data de publicação: 28 de setembro de 2016
Sinopse: Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos.

Uma das histórias mais clássicas de terror dos últimos anos foi o caso de Amytiville e eu sequer sonhava da relação dos eventos com o casal Warren. A história já foi contada diversas vezes no cinema (a última versão tendo sido lançada em 2017) e foi algo que me impressionou muito. O filme de 2005 é um dos meus favoritos, no entanto, não faz nenhuma menção do envolvimento dos Warren nas investigações paranormais. Com a leitura do livro que citei acima, fiquei ainda mais curioso pra mergulhar na história da casa e comprei o livro logo em seguida. A riqueza de detalhes impressiona e Jan Anson transforma uma história verídica em um relato imersivo enquanto vamos testemunhando as mudanças que o patriarca vai passando que culminam na conhecida tragédia de 1975. Aparições fantasmagóricas, alucinações  e sons inexplicáveis  são apenas alguns dos componentes dessa terrível história que com certeza irá te fazer ficar algumas noites acordado.

Livro 3: Exorcismo: A História Real que Inspirou o Clássico O Exorcista

Foto: Plano Crítico

Autor: Thomas B Allen
Número de Páginas: 254 páginas
Data de publicação: 20 de maio de 2016
Sinopse: Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas, desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completa 45 anos em 2016.Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la ― se tiver coragem!

Muitas pessoas que leram a nossa lista de 5 filmes de terror (que você pode ler clicando aqui) comentaram que sentiram falta de citarmos o grande clássico do gênero, O Exorcita, lançado em 1973. O motivo agora vocês sabem: Queríamos trazer uma lista diversificada e não citá-lo duas vezes, mas com certeza O Exorcismo, livro que deu origem ao filme estaria em nossa lista especial de Halloween. Esse livro é... simplesmente aterrorizante. Muitos não sabem, mas é a história de um menino que passou por um verdadeiro ritual de exorcismo em 1949. A obra consegue ser tão visual quanto o filme e você fica completamente assustado durante a leitura. Esse é um livro que tenho muita vontade de reler, no entanto, ainda estou traumatizado e não poderia estar de fora da nossa lista.


Livro 4: Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Foto: Canal Duda Menezes

Autor: Edgar Allan Poe
Número de Páginas: 384 páginas
Data de publicação: 2 de fevereiro de 2017
Sinopse: É meia-noite. As asas de um corvo se misturam à escuridão. A velha casa em ruínas observa com janelas que pareciam olhos. Você jura ouvir a voz de alguém que já partiu para o outro lado, bem na hora em que um gato preto cruza seu caminho.Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios. Porém, com certeza não são os únicos. Desde o século XIX, o criador de “O Corvo” vem influenciando gerações de escritores consagrados, dos mais diversos gêneros, como Henry James, Franz Kafka, Arthur Conan Doyle, Júlio Verne, Vladimir Nabokov, Oscar Wilde e Jorge Luis Borges.Mais de duzentos anos após seu nascimento, Poe continua atual. Sua obra se mantém em catálogo por todos os continentes, nos mais diversos idiomas, e é tema comum em teses de mestrado. Do mundo acadêmico para a cultura pop, de tempos em tempos as histórias fantásticas do autor ganham novas adaptações no cinema, na TV, na literatura.

Edgar Allan Poe é considerado por muitos como o pai do terror. Seus contos e histórias serviram de inspiração para autores consagrados como H.P Lovecraf e Stephen King, além de até hoje ser alvo de estudos por parte dos amantes do gênero e suas histórias até hoje recebem inúmeras adaptações para o cinema, o teatro e a televisão. Nessa edição belíssima da Darkside, há uma coletânea com seus 15 contos mais famosos, além do poema épico sobre morte e depressão, O Corvo. Foi o meu primeiro contato com Poe e eu não poderia ter ficado mais feliz com o resultado. Dos livros da lista essa foi a leitura mais recente que fiz, uma vez que li agora em Outubro justamente para o Halloween. Os contos misturam eventos macabros e sobrenaturais com a crueldade humana, dentre outros inúmeros problemas, como depressão, solidão, dentre outros, além de serem super interessantes e imersivos. O livro fez tanto sucesso que a Darkside lançou sua continuação e eu já não vejo a hora de comprar.

Livro 5: O Demonologista

Foto: Da Yukie

Autor: Andrew Pyper
Número de Páginas: 320 páginas
Data de publicação: 6 de maio de 2016
Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.


O último livro da nossa lista foi a impressionante obra escrita por Andrew Pyper, autor de outras obras publicadas pela Darkside. Escolhi O Demonologista por ter sido o primeiro livro do autor que li e o que mais chama atenção no livro é sua escrita. O livro possui umas cenas bem macabras, tensas e sombrias que prendem a sua atenção e dão muito medo. Acredito que essa história daria vida a uma ótima adaptação cinematográfica por explorar justamente essa questão psicológica de uma possessão demoníaca. Uma história diferente de tudo que já vimos sobre essa temática. 


Agora chegou a vez de vocês: Qual livro da Darkside vocês indicam para deixarmos a nossa lista ainda mais completa? Conta aqui pra gente nos comentários. Espero muito que tenham gostado do nosso especial de Halloween, fiquem ligados que ainda existem inúmeras novidades pra vocês. No mais, não se esqueçam de dormir com a luz acesa. 

Até breve.





Postar um comentário

0 Comentários